top of page

Ser cara de pau: Habilidade essencial para Captar Recursos

Essa semana me deparei com uma situação muito engraçada, devido a minha “Cara de Pau”.

Um dos grandes desafios das organizações sociais é engajar pessoas com a sua causa.


Pensando nisso a Repensar Consultoria, traz algumas dicas de como se tornar mais cara de pau e conquistar apoiadores de peso para a sua organização social.


Estava assistindo um Webinar da Academia da Captação a qual faço parte, com Marcelo Estraviz, tinha acabado de entrar na sala e ele estava esclarecendo a dúvida de um dos participantes, na intenção de ajudar, falei que trabalhava na área e se alguém tivesse dúvida sobre o assunto poderia me procurar... Rsss


Olha o resultado disso:


Na hora tive um insight, pensei comigo: “Poxa, realmente sou muito cara de pau! Rsss”, só que até hoje isso tem me gerado, muitas e muitas oportunidades.


Em seguida entrei em contato com Estraviz e solicitei autorização para usar o vídeo nesse post, e incrivelmente além de autorizar, conversamos sobre o assunto e marcamos uma reunião para conversarmos um pouco mais a respeito.


Sou formada em Gestão de pessoas, fazendo um cálculo aqui por cima, participei do processo de recrutamento e seleção de mais de 10.000 pessoas ao longo da minha carreira de um pouco mais de 15 anos, e em todo primeiro contato os candidatos mais marcantes foram os caras de pau.


Os caras de pau se sobressaem


Nas empresas pelas quais passei conheci vários jovens e adultos de grande potencial e pude perceber uma característica em comum compartilhada entre os que mais se destacavam, em suas áreas: eram caras de pau.


Mas não pense que isso é algo negativo dentro desse contexto, muito pelo contrário. Aqui, a cara de pau que recomendo enormemente significa entusiasmo, interesse, senso de urgência, e, especialmente, agarrar uma chance e não ter medo de levar um grande fora nesta ocasião.


Quando consegue mostrar entusiasmo no que se pretende, o brilho nos olhos chama a atenção de qualquer pessoa. E como é fascinante e convincente quando isso acontece!


Algumas dicas para se tornar mais cara de pau na Captação de Recursos:

  1. Saia do piloto automático e encare a possibilidade de sair da zona de conforto

  2. Treine sua habilidade de oratória e persuasão

  3. Aprenda a pensar fora da caixa

  4. Desenvolva sua capacidade de resiliência

  5. Não tenha medo de ir atrás de parcerias

  6. Invista pesado em capacitação

  7. Liste quem são as pessoas que você quer que se tornem parceiros.

  8. Lembre-se da teoria dos 6 graus de separação entre você e qualquer pessoa do mundo.

  9. Estude sobre as empresas, pessoas, outras organizações e etc, que você pretende entrar em contato. Saiba exatamente quais os desafios e o momento que a empresa está passando e correlacione com o que você está oferecendo para ela naquele momento.

  10. Foque na PESSOA e não no dinheiro que ela pode oferecer para sua Organização Social.


“Ser um cara de pau é diferente de ser um cara chato, aquele que vive incomodando alguém com algo que não interessa, sem nenhuma noção. O cara de pau que eu cito aqui é alguém estratégico, que planeja e desenha bem momentos de “caradepauzices”. Portanto, vamos chamá-lo de “cara de pau premium”, disse Rafael Martins, da Share.


Ser cara de pau está intimamente relacionado com nossa capacidade de fazer pedidos (honestos, vulneráveis, claros e objetivos) a outras pessoas. Tem a ver com a coragem de nos expor.


Quer se tornar uma grande Captador de Recursos, ou criar um departamento de captação em sua organização social com grande êxito financeiro, aprenda a CONVIDAR e não PEDIR doações, o modo como você faz isso é que determina o sucesso da sua campanha e porque não falar da sua ONG, pois sem dinheiro dificilmente você conseguirá realizar a transformação que tanto almeja.


Se isso não faz parte da sua personalidade, busque alguém capaz de desenvolver o espírito cara de pau da Captação de Recursos em sua equipe.


Entre em contato, e agende uma sessão de Mentoria On-line.


Escrito por:

Gabriela Souza/Consultora em Captação de Recursos

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

+55 (14) 98815-4374

©2021 por Repensar Consultoria. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page